Gestão de Custos de Obra
Esta aplicação, vocacionada para os pequenos e médios empreiteiros de construção civil ou de áreas afins, permite gerir de forma precisa e eficiente as empreitadas de modo a obter o apuramento dos custos reais inerentes a cada obra, servindo assim de base a uma melhor aferição dos mesmos nas obras em curso e nas que possam vir a ser feitas.
Algumas características:
- Processos de Obra com análise das suas várias fases
-
Em cada obra, é possível definirem-se as várias fases ou partes da obra e nas quais é possível inserir-se os custos na altura do seu lançamento.
Refira-se ainda que o valor do orçamento para a obra poderá ser também introduzido, permitindo assim a sua comparação com os custos da obra em qualquer momento da mesma.
- Gestão flexível de todos os tipos de custo associados às obras
-
A aplicação permite registar e analisar custos de Material, Equipamento, Funcionários, Sub-Empreitadas e Custos de Diversos. Destacam-se abaixo alguns pontos que foram desenvolvidas para facilitar o seu registo ou para complementar a gestão dos mesmos:
- Materiais - Os produtos são classificados por família, permitindo depois fazer uma análises com base nas mesmas.
A aplicação faz a gestão dos stocks em cada obra, permitindo a emissão de guias de transferência entre elas
- Equipamento - Os equipamentos podem ser contabilizados à hora ou ao dia.
Quando são ao dia, a sua apresentação é feita graficamente no mês escolhido. Permite ainda fazer a gestão das unidades disponíveis na empresa, podendo ser também feita a previsão da sua ocupação para o mês seguinte, tendo em conta as obras em curso e a referida quantidade existente.
- Mão-de-Obra - Embora a introdução seja feita por funcionário, as análises dos custos é feita por categoria (encarregado, servente, pintor, etc), numa leitura mais abrangente.
- Sub-empreitadas - É possível lançar os valores de orçamento de cada sub-empreiteiro e para cada tarefa que eles irão assumir.
Com base no registo das despesas do sub-empreiteiro, é depois possível comparar entre o orçamento dado e o que foi efectivamente executado/facturado.
- Custos diversos - Todas as outras despesas fora das anteriores poderão ser também lançadas para que o empreiteiro tenha a noção real de todos os custos tidos com cada obra (combustiveis, portagens, telefones, despesas dos escritório, etc).
É possível classificá-los por centro de custo e assim ter uma noção mais global dos mesmos
- Controlo do custo das opções dadas ao cliente
-
Esta aplicação permite registar os plafonds previstos em cada obra para um conjunto de opções dados ao cliente para que ele possa escolher o que pretende. Estes são os casos por exemplo das louças sanitárias ou do material aplicado no chão e paredes, etc.
Depois, com base nos gastos tidos com estes opcionais, é possível saber-se o que o cliente terá de pagar a mais, caso ultrapasse os plafonds previstos.
- Mapas de apoio ao gestor
-
Foram incluídos um conjunto de mapas de análise que tem por objectivo auxiliar o gestor a analisar não só as obras, mas também a estrutura da própria empresa, bem como a relação desta com os vários fornecedores.
Entre eles, salienta-se por exemplo, o saldo de obra que analisa a mesma, com os custos divididos por categoria (Material, Equipamento, Mão-de-Obra, Sub-Empreitadas e Custos de Diversos), comparando com o orçamento, para assim se chegar à conclusão se a obra está a dar lucro ou prejuízo.