Gestão de Condominios

 

Esta aplicação destina-se não só à gestão de um condomínio, como também a todas as empresas ou indivíduos que gerem diversos condomínios.

 

 

Algumas características:

Noção do condómino como um cliente de um ou mais condomínios

A entidade condómino assume-se como um único cliente ou entidade, facilitando assim qualquer contacto com o mesmo em relação às suas responsabilidades ou contribuições. Assim sendo, embora seja definida a sua intervenção em cada condomínio em termos da(s) fracção ou fracções, sua permilagem e quota, qualquer consulta aos valores em dívida no seu todo é feita em termos globais, facilitando assim os contactos feitos a este propósito.

Flexibilidade na definição das quotas

É possível definir quotizações mensais, bimensais, trimestrais, semestrais e anuais. Para além disso, o seu lançamento poderá ser feito a partir de uma determinada data, o que é útil no caso de existir uma transferência da administração.

Gestão completa do fluxo do dinheiro

Foram previstas um conjunto de opções que permitem o controlo financeiro de todo o condomínio:

Despesas do condomínio
Aqui é feito o registo das despesas correntes do condomínio, com possibilidade de numerar os vários documentos e de os classificar por centros de custo (por exemplo, electricidade, limpeza, administração do condomínio, seguros, etc). Cada despesa poderá dar origem a um pagamento a pronto ou atrasado, de acordo com o que foi combinado com o fornecedor (por exemplo, a 30 dias ). É ainda possível pagar tanto parte de uma despesa com reunir várias despesas num único pagamento.

Despesas adicionais
Quando ocorre uma despesa extraordinária, é possivel fazer o registo e distribuição da mesma, e calcular o valor a ser pago por condómino com base nas permilagens.

Pagamentos dos condóminos
A aplicação emite os recibos referentes aos pagamentos feitos por condomínio, tanto das quotas como de todas as despesas da sua responsabilidade.

Receitas extraordinárias
É possível lançar todos os proveitos que o condomínio teve para além do recebimento das quotas.

Controlo das contas bancárias, do caixa e da conta-corrente de transição

As entradas e saídas de dinheiro dão origem automaticamente aos movimentos na conta bancária e, por opção, no caixa.

Em paralelo, a aplicação permite o controlo de todas as pequenas despesas que o administrador resolve adiantar em nome do condomínio sem ter de se prover a todo o momento de dinheiro da conta do condomínio para as pagar. A qualquer altura, o administrador poderá realizar a regularização destes valores, fazendo o seu pagamento pelo banco ou pelo caixa.

Instrumento de apoio às assembleias

A aplicação emite 2 documentos importantes para as assembleias:

Saldo do condomínio:
Mapa onde são apresentados:
- Saldos transitados para a anuidade em análise;
- Relação dos proveitos e das despesas, organizados por rúbricas;
- Saldo do exercício;
- Quotas em atraso;
- Relação dos valores por regularizar em termos do banco e do caixa (é o caso, por exemplo, das despesas não pagas ou das que serão cobrados após a assembleia)
- Saldos finais que transitam para o ano seguinte

Balancete analítico:
Apresenta os valores que foram pagos e os que estão em dívida por cada condómino;
Refira-se ainda que todos os movimentos anteriores à última assembleia são bloqueados contra qualquer alteração, evitando assim que ocorram enganos que possam deturpar os valores já apresentados.

Complementaridade à versão actual

Esta aplicação está a ser alvo de algumas melhorias com base no retorno que temos tido dos nossos clientes. Iremos complementar a informação quando a nova versão ficar disponível.

Login